Receitas Ovolactovegetarianas

Gelatina mais saudável – Gelatina de uva

As gelatinas com sabor comercializadas, em geral, possuem um teor proteico muito baixo, quando comparadas às gelatinas incolores. Além disso, recebem corantes e são adoçadas. Não seria muito mais interessante uma gelatina que oferecesse mais proteínas e menos aditivos? Pensando nisso, resolvi fazer um teste usando gelatina sem sabor e suco de uva tinto integral.

Por causa do suco de uva escolhido, o sabor fica levemente azedo. Quem quiser, pode adoçar o suco antes de adicionar a gelatina, mas isso não é recomendável, porque isso agregaria apenas valor energético ao doce. Por que o suco de uva? O suco integral, especificamente de uva, é muito fácil de encontrar nos mercados, pelo menos do Rio de Janeiro, sendo uma opção acessível. Não seria viável, por exemplo, se a receita utilizasse suco de pomelo (grapefruit). De qualquer forma, ainda pretendo testar outros sabores de suco, além de tentar fazer a receita com gelatina em folha.

Material e ingredientes utilizados

  • 1 pacote (12g) de gelatina Royal incolor (sem sabor) em pó;
  • 1/2 litro de suco integral de uva Aurora gelado;
  • água filtrada e da bica (para banho-maria);
  • 1 copo de vidro;
  • 1 colher de sopa;
  • 1 panela pequena;
  • 1 copo medidor;
  • recipientes para colocar a “goiabada”.

Instruções

No copo medidor, coloque 1/2 litro de suco de uva integral gelado e deixe na geladeira. No copo de vidro, coloque 6 colheres de sopa de água filtrada. Adicione a gelatina em pó, mexendo levemente com a colher. Uma massa amarelada e dura se formará dentro do copo. Coloque em banho maria, mantendo agitação para evitar a formação de grumos. Retire do fogo somente quando a gelatina estiver completamente líquida. Após a retirada, imediatamente, derrame todo o conteúdo do copo de vidro dentro do copo medidor, com constante agitação. Pronto! Basta colocar em recipiente próprio, pôr na geladeira e esperar endurecer. O doce pode ser resfriado inteiro ou em porções.

Informação nutricional

Em breve.

About these ads
Esta entrada foi publicada em 11 de maio de 2012 às 20:24 e está arquivada sob Cozinha experimental. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: