Receitas Ovolactovegetarianas

Gelatina mais saudável – Gelatina de uva

As gelatinas com sabor comercializadas, em geral, possuem um teor proteico muito baixo, quando comparadas às gelatinas incolores. Além disso, recebem corantes e são adoçadas. Não seria muito mais interessante uma gelatina que oferecesse mais proteínas e menos aditivos? Pensando nisso, resolvi fazer um teste usando gelatina sem sabor e suco de uva tinto integral.

Por causa do suco de uva escolhido, o sabor fica levemente azedo. Quem quiser, pode adoçar o suco antes de adicionar a gelatina, mas isso não é recomendável, porque isso agregaria apenas valor energético ao doce. Por que o suco de uva? O suco integral, especificamente de uva, é muito fácil de encontrar nos mercados, pelo menos do Rio de Janeiro, sendo uma opção acessível. Não seria viável, por exemplo, se a receita utilizasse suco de pomelo (grapefruit). De qualquer forma, ainda pretendo testar outros sabores de suco, além de tentar fazer a receita com gelatina em folha.

Material e ingredientes utilizados

  • 1 pacote (12g) de gelatina Royal incolor (sem sabor) em pó;
  • 1/2 litro de suco integral de uva Aurora gelado;
  • água filtrada e da bica (para banho-maria);
  • 1 copo de vidro;
  • 1 colher de sopa;
  • 1 panela pequena;
  • 1 copo medidor;
  • recipientes para colocar a “goiabada”.

Instruções

No copo medidor, coloque 1/2 litro de suco de uva integral gelado e deixe na geladeira. No copo de vidro, coloque 6 colheres de sopa de água filtrada. Adicione a gelatina em pó, mexendo levemente com a colher. Uma massa amarelada e dura se formará dentro do copo. Coloque em banho maria, mantendo agitação para evitar a formação de grumos. Retire do fogo somente quando a gelatina estiver completamente líquida. Após a retirada, imediatamente, derrame todo o conteúdo do copo de vidro dentro do copo medidor, com constante agitação. Pronto! Basta colocar em recipiente próprio, pôr na geladeira e esperar endurecer. O doce pode ser resfriado inteiro ou em porções.

Informação nutricional

Em breve.

About these ads
This entry was published on 11 de maio de 2012 at 20:24 and is filed under Cozinha experimental. Bookmark the permalink. Follow any comments here with the RSS feed for this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: